“Cuide dos seus achados, Esqueça os seus perdidos” é o livro de estreia
da escritora Aurê Aguiar, lançado na Bienal do Rio, em 8 de setembro.
A jornalista e cronista capixaba Aurê Aguiar estreou como escritora lançando seu primeiro livro na Bienal do Rio de Janeiro, no dia 8 de setembro. Ela programou lançamentos também em Vitória, São Paulo e Minas Gerais.
A obra “Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos”, que reúne poemas e reflexões, é uma prosa poética que pode se encaixar na categoria de Desenvolvimento Pessoal e pode também representar um novo estilo: um “abraço literário”.
Aurê nasceu em Minas, mas cresceu e construiu sua carreira como jornalista em Vitória, no Espírito Santo, onde inclusive já recebeu da Assembleia Legislativa o título de Cidadã Capixaba. Trata-se, portanto, de uma capixaba legítima, na alma e no papel.
BIENAL DO RIO
O lançamento do livro na Bienal do Rio reuniu dezenas de pessoas no estande da Citadel, a editora da obra, incluindo amigos e familiares de Vitória e público em geral.
Aurê é a primeira autora capixaba a lançar um livro numa bienal nacional, no caso a Bienal do Rio, em edição especial de 40 anos, que bateu recorde de público e de vendas, com mais de 600 mil pessoas e 5,5 milhões de livros vendidos.
A bienal, realizada no Riocentro, na Barra da Tijuca, entre os dias 1º e 10 de setembro, reuniu grandes nomes da literatura como Itamar Vieira Junior, Thalita Rebouças, Ana Maria Machado, Conceição Evaristo, Carla Madeira e Ailton Krenak, entre outros.
Os royalties dessa primeira edição impressa da obra de Aurê serão doados para a Gerando Falcões, uma organização fundada em 2011 por Edu Lyra, que se define como um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país, com um sonho em comum: colocar a pobreza das favelas no museu.
UMA FRASE SOLTA NAS REDES
A história do livro de estreia de Aurê Aguiar começa há quase 10 anos, em 2014, quando ela postou em suas redes a frase que viralizou: “Cuide dos seus achados, Esqueça os seus perdidos”.
“A frase foi publicada por uma revista, foi citada pela Ana Maria Braga e, de repente, figurava em milhares de postagens e vídeos. Eu acompanhava a citação viralizando num ritmo impossível de ser alcançado. Alguns se apossavam da autoria, outros citavam no final um singelo ‘autor desconhecido’. Contudo, há o registro de que a citação é minha. Sou a famosa desconhecida da frase que aparece 150 mil vezes na internet”, conta Aurê.
“Esquecer os perdidos não é retirar tudo da memória, é abrir mão do excesso de lembrança. É entender que você pode escolher o tamanho do dano que a pior dor da pior perda poderá lhe causar. Fazer do seu coração partido um mosaico. Ou vários. Sua vida é a sua obra de arte, você decide quais intervenções manterá nela.”, ressalta Aurê.
De certa forma, a escrita de Aurê é uma busca pelo autoconhecimento, sem receitas ou pílulas de felicidade.
“Perder dói. As opções depois de uma perda são: permanecer na dor ou seguir, apesar dela; de preferência, levando algo positivo dessa travessia. Saber perder é implicar-se. Olhar para o que há de seu nas suas perdas, retirar os entulhos e resgatar a essência dos achados que se esconderam nelas” explica Aurê Aguiar.
ABRAÇOS LITERÁRIOS
O livro “Cuide dos seus achados. Esqueça os seus perdidos” é o ponto inicial da realização de um antigo sonho da autora que é colocar a palavra como ponte para melhor gerir os afetos.
CARREIRA
A nova fase da carreira de Aurê Aguiar veio também acompanhada de estudos sobre psicanálise. Ela está cursando pós-graduação em Psicanálise do Século XXI na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especialização em Stanford, com ênfase em amor como força de justiça social.
Atualmente, ela é colunista do site de empreendedorismo feminino Aladas e do jornal A Gazeta, principal veículo de comunicação do Espírito Santo, que neste ano completa 95 anos. Ela também já trabalha no segundo livro.
Informações da ficha técnica:
Livro: Cuide dos seus achados, esqueça os seus perdidos
Autor: Aurê Aguiar
Editora: Citadel Grupo Editorial
ISBN: 978-65-5047-248-1
Páginas: 192
Onde encontrar: Amazon e principais livrarias do Brasil
Ebook: https://amzn.to/3DYYyrc
Capa Comum: https://amzn.to/47QC1uv
Redes sociais da autora:
Email: [email protected]
André Hees
Jornalista e Consultor em Comunicação
Registro profissional: MT 544/1992 – CNPJ 34.880.750/0001-1
Telefone: (27) 99989.2703
E-mail [email protected]